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Nós ajudamos a Exp Parking, uma startup de Brasília, a ganhar substância e essência para se tornar um negócio robusto e bem-sucedido.

A proposta de negócio era nada menos que revolucionar a mobilidade urbana através da organização de estacionamentos públicos.

A ideia e os serviços eram excelentes, no entanto, a empresa enfrentava grandes dificuldades para se estabelecer como uma solução eficaz para a organização de estacionamentos públicos em cidades. Isso acontecia porque não era levada a sério, algo que o principal líder associava ao nome e logotipo da empresa. Embora não houvesse evidências claras disso, era algo perceptível e compreensível quando nossa equipe teve contato com a identidade visual da empresa.

Após realizar demonstrações e testes práticos, nossa equipe identificou um sistema com enorme potencial e líderes dedicados, mas com pouca experiência em lidar com os aspectos intangíveis da estrutura de marca.

O desafio

Vaga Fácil: nome e logotipo infantis para um projeto de gente grande.

A Modernista foi procurada inicialmente para o redesenho do logotipo da empresa, peça inicialmente criada pela equipe de engenheiros da empresa.

Além da identidade, os idealizadores tinham o desejo de associar a marca a uma tecnologia verde, amiga do meio ambiente, e unificar o nome da operação com o nome da empresa mãe: EXPLORA Tecnologia.

Logotipo Vaga Fácil
Logotipo feito pela equipe interna da empresa

Um logotipo, apenas, não muda nada, mas boa estratégia e ótima execução, somada a abordagens criativas sim.

Um logotipo por si só pode não ter um impacto e poder significativo, mas uma estratégia sólida e uma execução excelente, combinadas com abordagens criativas, têm o poder de transformar completamente a percepção de uma marca. É a narrativa consistente, a experiência do cliente, a inovação e a qualidade dos serviços que verdadeiramente definem uma marca e a tornam memorável para o público. A criatividade aliada a uma execução cuidadosa pode abrir portas e criar conexões emocionais valiosas com os clientes, construindo assim uma base sólida para o sucesso de qualquer negócio.

A modernista deu vida a uma nova marca e toda a estrutura de Branding que a empresa precisava, composta por identidade visual, posicionamento diferencial e framework de comunicação capaz de dar suporte na entrada da empresa em seus mercados alvo.

A venda para o maior banco de investimentos em infra-estrutura do Brasil.

Além da melhorar a penetração da empresa em diversas praças, a marca ganhou notoriedade e em pouco mais de 3 anos se transformou em um negócio de infraestrutura desejado para compra. Após vários meses de negociações exaustivas a empresa foi vendida  ao Banco Pátria Investimentos, por meio da Holding Parebem em 2015.

Marca forte é valor perene para os investidores e consumidores.

Mesmo após a compra, a marca utiliza o posicionamento e os conceitos criados pela Modernista, pois entende que eles são potentes o suficiente para perdurar por muitos anos com a marca.

Nada menos do que tudo o que precisavam

O nascimento da EXP Parking

Nosso time trabalhou em um projeto de marca que obviamente teria que entregar uma identidade única, memorável e capaz de simbolizar inovação e solidez, além de trazer a unificação do nome do negócio e de alguma maneira associá-la ao como um negócio ambientalmente sustentável.

O nome EXPLORA, embora tivesse uma ideia positiva na cabeça dos empreendedores (exploradores de novos caminhos), era bastante ingrata do ponto de vista da dubiedade de significados, especialmente para uma marca que atua na cobrança por uso de serviços públicos.

Os empreendedores se surpreenderam ao receber um projeto que era tão ambicioso quanto o que propunham solucionar, com entregas que foram muito superiores ao desenho de um logotipo solicitado e que contemplaram:

  • Criação de uma nova marca, constituída por um novo nome (naming), posicionamento simbólico claro, missão, visão valores e uma identidade corporativa que embalou todo esse novo conceito empresarial;
  • Criação e desenvolvimento de um Framework de Comunicação composto por 3 etapas, usado para ser um guia de uso dos meios e mensagens para a entrada da empresa praças onde ela se tornasse concessionária;
  • Pesquisa de UX e Design de interface para aplicativo de busca de vagas;
  • Estabelecimento de critérios técnicos para a otimização de verba e compra de mídia nas localidades;

O Framework de Comunicação EXP Parking

A modernista criou todo o processo de comunicação publicitária da marca para a implantação do sistema nas cidades. Centrado em 3 grandes blocos temporais, cada qual com seus objetivos e metas de comunicação, veja a seguir:

Fase 1 - Apresentação
Brand Awareness

Fundamental em qualquer relação humana, a etapa de apresentação é sempre um momento que envolve certa tensão. Por isso, todo o esquema de apresentação da marca nesta etapa tem o objetivo de consciência de marca.

O contexto, de maneira geral, é o de desconhecimento da marca por boa parte do público, pois trata-se de uma empresa nova e e inovadora, após todos os trâmites de licitação terem sido concluídos.

Existem cidades em que o sistema de estacionamento público (popularmente conhecido como Zona Azul) já foi ou é uma realidade. Em outros, o sistema nunca existiu e em situações mais extremas a empresa poderia assumir praças onde os sistemas anteriores eram completamente fraudados.

A maioria das situações correlatas foi levantada e para cada uma delas um setup de peças, meios e ferramentas de comunicação era acionado.

Fase 2 - Benefícios
Engagement

A EXP Parking foi concebida após uma extensa pesquisa dos empreendedores sobre os benefícios dos estacionamentos rotativos no mundo, dentro do conceito de mobilidade urbana.

Nesta etapa, a comunicação é orientada para apresentar aos cidadãos os benefícios de ter um trânsito mais organizado e que além disso todos devem ser vistos como possíveis usuários, logo é preciso buscar pela isonomia entre os cidadãos.

As peças e sistemática de comunicação desta etapa falava destes temas de maneiras simples e memoráveis, obviamente com a assinatura da empresa.

Nesta fase coordenamos para a marca todos os esforços de comunicação, inclusive com fornecedores externos de assessoria de imprensa e empresas de live marketing para produzirmos mais engajamento da população com o tema.

Fase 3 - Regras
Rules

Por mais óbvio que possa parecer, todo o processo de comunicação é feito com um objetivo de render cada centavo investido de um anunciante em receita para o negócio.

Esta é a etapa onde efetivamente é possível iniciar essa medida no caso da EXP Parking. Muito embora tudo já esteja definido no processo licitação e as audiências públicas (preços, regras de uso, etc), se a  comunicação iniciasse por esta fase (e os empreendedores chegaram a tentar), o fracasso na implantação é eminente. Os ruídos gerados e as resistências criadas ficam enormes, podendo ficar até mesmo intransponíveis, com o cancelamento do contrato de concessão.

Com o processo da campanha preparamos a população para receber uma nova empresa que irá substituir o poder público, damos razões para que os cidadãos a defenda e chegamos ao momento de falar como tudo funciona.  Agora fica mais simples assimilar as regras: tempo de permanência nas vagas, preços, horários, onde comprar créditos ou pagar pelo uso, etc.

O processo de comunicação promocional e relacional da marca não se encerra aqui. Entretanto, com o framework de lançamento EXP Parking, a etapa mais complexa e de maior tensão era toda mapeada e controlada, levando mais segurança e previsibilidade a todos os entes do processo de maneira muito eficiente (cidadãos, poder público executivo e legislativo e investidores). 

O APP EXP Parking ganhou um banho de UX da Modernista

Outro ponto importante identificado pela equipe da agência foi a completa falta de análise e estrutura da arquitetura de informação do aplicativo oferecido aos usuários do sistema EXP Parking.

Em virtude disso e de outras questões técnicas existiam inúmeras reclamações nas lojas de aplicativos, o que tornaria todo o processo de comunicação ineficiente se este item não fosse revisto, pois boa parte do que o usuário teria de contato com a empresa seria por meio do aplicativo.

A partir de uma visão centrada no usuário, a equipe da ZUNI se concentrou em facilitar o uso do sistema com as funções mais básicas em destaque: localizar uma vaga, fazer o checking de uso, realizar os pagamentos ou inclusão de créditos e notificar usos irregulares de vagas, diretamente por seus celulares.

Todo o desenvolvimento foi feito pela equipe de engenheiros da empresa utilizando frameworks prontos de terceiros, o que impossibilitava a resolução de todos os problemas identificados pela agência, mas ainda sim a implantação da nova interface foi um sucesso e logo depois diversos elogios foram identificados nas lojas, ainda que alguns problemas ainda persistam devido ao desenvolvimento.

A Interface simples e funcional do APP EXP Parking concebido foi um sucesso logo na implantação.

Informações claras e com ótima visualização foi um salto na qualidade do APP.

Site EXP Parking:
Informações úteis, serviços e conteúdo institucional

A modernista também deu vida para a presença digital do negócio que inexistia até então, desta forma, transformando todos os pontos de contato com os consumidores, sempre com a consistência e o DNA EXP Parking.

Conexão com todos os públicos, mas sempre com o os valores da marca

Pertinência em toda a comunicação EXP Parking

O VT Institucional EXP Parking foi um marco na história da marca

Poucos empreendedores compreendem o valor dos ativos intangíveis em um negócio e muito poucos sabem que bancos de investimento olham para eles como aspacto decisor para compra. Contudo, na atualidade, são eles os maiores propulsores nos processos de fusões e aquisições e como pensado e planejado pelos diretores da Modernista e da EXP Parking, foi exatamente o que aconteceu com no processo de negociação e venda dos ativos da startup. 

Na reunião de negociação final as tratativas estavam indefinidas. O filme Minuto, institucional publicitário da marca ficou pronto poucas horas antes e foi apresentado como um item surpresa, ao final do evento. Segundo um dos investidores anjo do negócio, foi naquele momento que a venda se concretizou e a EXP Parking passou a fazer parte do portfólio do Pátria Investimentos, por meio da holding Parebem.

Se você está em busca de uma parceria analítica que enxerga seu empreendimento de uma forma mais profunda que uma simples agência de propaganda, mas que usa a criatividade, o planejamento, os dados e as pesquisas para gerar mais valor para seu negócio, fale com a gente.

Traga a conta da sua marca para a Modernista