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Crescer no momento em que o próprio segmento está derretendo é inteligência e perspicácia de gestão.

O IDP reconheceu os desafios que enfrentava ao renovar sua diretoria executiva e antever uma das maiores crises do setor educacional privado. Se antecipou e tomou medidas para atenuar seus efeitos e uma delas era buscar uma parceria para criar sua primeira grande campanha cross media em um dos momentos mais dramáticos do setor.

 

A busca por uma gestão financeira sólida enquanto se mantém o compromisso com a qualidade educacional é um caminho desafiador, mas certamente recompensador. Ao investir em programas acadêmicos excepcionais e no desenvolvimento contínuo do corpo docente, o IDP está, sem dúvida, criando um ambiente propício para o sucesso dos alunos e um negócio próspero para seus investidores e isso deveria fazer parte do processo de comunicação promocional.

Necessidades

Institucional, comercial, conversão, leads, tudo ao mesmo tempo agora.

A nova Diretoria tinha pressa e precisava obter resultados perceptíveis com a geração de matrículas a curto prazo e criar uma campanha institucional do IDP que fortalecesse sua comunicação a longo prazo, além de defender a imagem da instituição perante as concorrentes com maior investimento;

Desejavam melhorar a imagem, percepção e reconhecimento de marca diante do cenário cada vez mais competitivo e especialmente desafiador para uma instituição que ensaiava sair do nicho e passar a competir por diferenciação no mercado aberto.

Durante o processo concorrencial o time Modernista teve acesso a diversos dados de negócio e a um plano estratégico de marketing com carências identificadas especialmente no processo de criação de consciência de marca para um público mais amplo.

Diante deste fato, buscamos informar corretamente o time de gestores da faculdade, o quanto seu investimento representava no mercado educacional do Distrito Federal, para traçarmos KPI’s claros e reais de observação e metas a serem perseguidas.

Redesenhamos o posicionamento institucional, materiais de apoio comercial e promocional, criamos nomes de eventos internos e agrupamos tudo em uma grande campanha crossmedia de captação de alunos de meio e início de semestre.

O Desafio

Fazer mais, com pouco; muito pouco

Posicionar a instituição como referência em Direito e Administração Pública, especialmente quando ainda era pouco reconhecido pelo público-alvo.

Aumentar substancialmente o awareness branding, mesclando aspectos emocionais e racionais, em uma campanha que também deveria gerar leads para a equipe comercial, mesmo com uma verba substancialmente menor entre as instituições do mesmo porte e segmento.

A Solução

IDP, sinal de excelência.

A campanha criada pela Modernista inaugurou uma nova fase da comunicação promocional da instituição, usando como afirmação básica a real diferenciação do IDP como instituto especializado em Direito e Administração Pública, sob o conceito guarda-chuva “Sinal de excelência”.

O conceito simples, verdadeiro, inspiracional e que evocava exatamente o que a instituição buscou demonstrar em todos os seus anos de vida até ali, como sua verdade mais essencial, se transformou na espinha dorsal da comunicação promocional.

Nos pré testes, além de agradar o público interno do IDP, gerando um sentimento de satisfação e pertencimento, a campanha apresentou ótimos resultados com o público-alvo mais amplo, especialmente com pessoas que não conheciam a instituição.

Os Resultados

Crescimento, mesmo durante a maior crise do setor educacional.

Nos dois semestres anteriores à campanha criada para o IDP, o setor de educação superior apresentava perdas que chegaram a 10% da de toda a base de estudantes do ensino superior. A estratégia e tática da campanha criada contribuiu para o acréscimo de 10% de novos alunos para a instituição, gerando ainda um residual de comunicação que seria aproveitado no semestre seguinte. O que poderia ser um número negativo, caso a instituição tivesse seguido o fluxo do mercado, foi revertido para uma tendência  positiva, com a contratação da Modernista.

O IDP não apenas conseguiu reverter as tendências do mercado, mas também estabeleceu um novo padrão para a comunicação da própria marca. Quando a gestão encontra parceiros a sua altura para superar os desafios, os resultados se multiplicam. Esta conquista serve como uma inspiração não apenas para outras instituições de ensino, mas também para qualquer organização que busque se destacar em um mercado todo dia mais competitivo.

Traga a conta da sua marca para a Modernista.

Se você está em busca de uma parceria que seja capaz de ajudar seu time a superar metas, mesmo em momentos de crise, você está no lugar certo, nosso time tem energia e experiência para fazer acontecer.